Diodo

Diodo

É um dispositivo de junção PN de dois terminais cuja junção pode ser formada por fusão, difusão e crescimento epitaxial.

 

Os diodos funcionam como uma chave, quando estão polarizados funcionam como uma chave fechada, quando estão inversamente polarizados, agem como uma chave aberta,

Na fabricação dos diodos são usados os materiais Silício e Germânio. Para potência usa-se por convenção o silício, por aguentar maiores correntes e temperatura.

Inventor do Diodo

O diodo foi inventado pelo  engenheiro eletrônico e físico britânico John Ambrose Fleming, em 1905, o diodo era construído em um recipiente de vidro fechado a vácuo, assim como a lâmpada de Edison, e continha dois eletrodos, Anodo e Catodo.

John trabalhou de 1881 a 1891 para o inventor Thomas Edison na empresa Edson Eletric, lá aperfeiçoou diversos sistemas de geradores e luminárias elétricas.





Tipos de diodo:

Existem diversos tipos de diodos, que são projetados para assumir características únicas: diodos retificadores são capazes de conduzir altas correntes elétricas em baixa frequência, diodos de sinal caracterizam-se por retificar sinais de alta frequência, diodos de chaveamento são indicados na condução de altas correntes em circuitos chaveados. Dependendo das características dos materiais e dopagem dos semicondutores há uma gama de dispositivos eletrônicos variantes do diodo:

Queda de tensão de um diodo

Aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício)


Fonte de pesquisa: Museu Virtual de Informática.
Eletrônica Para Iniciantes
Diodos semicondutores de potencia

Related Posts
Previous
« Prev Post