Circuitos Integrados

Circuitos Integrados
O que é um circuito integrado?

Circuito Integrado (também conhecido como CI, Chip e Pastilha), é um componente que contém em seu interior um circuito eletrônico miniaturizado, podendo conter até mais de 1 milhão de transistores, resistores ou capacitores por mm² dentro de um único chip, reduzindo assim o custo de projetos e o tamanho de uma placa. 

O inventor do circuito integrado

Jack Kilby enquanto trabalhava na empresa Texas Instruments desenvolveu o primeiro circuito integrado. 
A empresa criava transistores diretamente em placas de cristal semicondutor, Kilby propôs que componentes auxiliares como resistores e capacitores fossem incluídos no mesmo cristal e assim nasceu o primeiro circuito integrado.
No ano 2000 foi ganhador do Prêmio Nobel de Física pela sua criação, Kilby morreu em junho de 2005, aos 81 anos de idade.

Fabricação de circuitos integrados





Encapsulamento

O encapsulamento é o invólucro protetor de um circuito integrado. O invólucro possui terminais de metal, que servem para a fixação do circuito integrado em uma placa eletrônica, existem diversos tipos de terminais, que permitem que os componentes sejam soldados diretamente na placa ou encaixados através de soquetes.

Confira alguns modelos:

Encapsulamentos de Circuitos Integrados



Encapsulamentos de Circuitos Integrados SMD


Fonte de pesquisa: TecMundo, Techtudo e Newteck
Read More

Robô Gamer!

Robô Gamer!
Robô controlado por Arduino é construído para jogar Flappy Bird, segundo desenvolvedores o protótipo levou 4 dias para ficar pronto e eles fizeram isso apenas por diversão.

Chamo isso de tempo livre meus caros, mas ficou bem legal haha

Confira o vídeo do projeto


Read More

Mudamos!

Mudamos!


Não, você não entrou no blog errado, Elétrons da Depressão agora é Resistor de Carga! Pelo menos aqui no blog.

A página do Facebook continuará com o mesmo nome, queremos separar as coisas por aqui, deixar a parte séria no blog e a parte mais descontraída na página.

Estamos preparando muitas mudanças, aguardem! ;D

Obs: Obrigado @Well_FFC pela criação do novo logo
Read More