Verificação das propriedades dos retificadores com filtro capacitivo

Verificação das propriedades dos retificadores com filtro capacitivo

- Objetivo: Executar a verificação experimental das propriedades dos retificadores de meia-onda e onda completa com e sem filtro capacitivo. 

- Introdução Teórica: Para o desenvolvimento do assunto que será discutido a seguir, é necessária a compreensão de alguns conceitos que farão parte do circuito estudado.
Pretendemos, nesta prática, criar um circuito retificador básico capaz de converter a corrente alternada fornecida pela rede pública em uma corrente contínua sem oscilações de intensidade, apropriada para ser utilizada na alimentação de pequenos circuitos elétricos. 
Sabe-se que a corrente elétrica pode ser alternada ou contínua. Uma corrente contínua é originada por uma fonte de tensão contínua (uma simples diferença de potencial) e flui em um único sentido. Em sua intensidade pode haver variações (que se forem muito acentuadas podem classificar esta corrente como contínua pulsante), mas, em geral, se visa a uniformidade do valor de corrente. A corrente contínua é usada na maioria dos circuitos elétricos, e até poucas variações em sua intensidade podem danificar dispositivos devido ao Efeito Joule. Já a corrente alternada, além de mudar sua intensidade em um curto período de tempo, altera também o seu sentido, sua polaridade, sendo gerada por uma fonte de tensão alternada (que quando automática usa de propriedades magnéticas para alterar seu valor de tensão). O fornecimento de corrente/tensão alternada é mais bem expresso por uma onda senoidal (baseada na função matemática seno), que varia continuamente assumindo todos os valores possíveis em um intervalo delimitado e simétrico. A corrente alternada é utilizada com sucesso no fornecimento de energia elétrica pelas companhias por reduzir a perda de energia, dentre outros fatores. Ora, logo seremos obrigados a converter uma corrente em outra. É esta a utilidade dos circuitos retificadores: converter corrente alternada em contínua. 
Read More

Partida direta de motores trifásicos

Partida direta de motores trifásicos

Partida Direta:
É o método de acionamento de motores de corrente alternada, na qual o motor é conectado diretamente a rede elétrica. Ou seja, ela se dá quando aplicamos a tensão nominal sobre os enrolamentos do estator do motor, de maneira direta.

Neste tipo de partida, a corrente de pico (Ip) pode variar de 6 a 10 vezes a corrente nominal do motor, sendo a forma mais simples de partir um motor.

Read More