Jovens lançarão sonda na estratosfera!



Jovens estudantes da cidade de Amparo – SP, sob direção do aluno do segundo ano do ensino médio Francesco Lena, iniciaram um projeto de exploração espacial – Projeto Cirrus – onde lançarão uma sonda equipada com câmeras e uma série de sensores à uma altitude de mais de 30Km, na estratosfera, com o objetivo de filmar e fotografar a escuridão do espaço e a curvatura da terra e estudar um ambiente de atmosfera rarefeita e gélida que pode chegar a -80 graus célsius, através de um balão meteorológico.


O Projeto seria basicamente o seguinte: Um balão meteorológico cheio de gás hélio levando uma cápsula contendo varias câmeras, um computador de bordo em plataforma arduino equipado com vários sensores e um localizador GPS flutuaria até altas altitudes onde o ar seria tão rarefeito a ponto de as diferenças de pressão entre os meios internos e externos ao balão serem tão grandes que o balão estouraria, caindo até o reinicio da faixa densa de atmosfera, onde um paraquedas traria a carga útil de volta ao solo em segurança onde uma equipe de resgate já estaria em espera com base em localizações calculadas e dados precisos do localizador GPS.

A equipe conta com todos os principais materiais e aguarda a chegada das câmeras e esta sendo executado com o apoio da empresa Lena e Cia LTDA. e do Colégio Tema Amparo; além de principalmente da família do Francesco.

Ainda há busca por mais patrocinadores para cobrir o restante dos custos. Há também a busca por interessados no assunto que queiram participar do projeto. Aos interessados, o contato pode ser feito diretamente pelo site do projeto ou pela página no facebook.

Mantenha se atualizado com o que acontece e explore mais de perto o projeto! Explore o site e curta a página da equipe!

Site: http://estratotema.wix.com/cirrus
Página: https://www.facebook.com/Estratotema

Texto enviado por: Francesco Lena

Related Posts
Previous
« Prev Post